Pesquisadores

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Coordenação

Coordenadora: Dalila Andrade Oliveira

Professora Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais na área de Políticas Públicas e Educação. Bacharel em Ciências Sociais (1986) e mestre em Educação (1992) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1999). Pós-doutoramento na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2005), na Université de Montréal, Canadá (2005) e atuou como Fellow Visiting no Instituto de Educação da Universidade de Londres - IOE (2014- 2015). Esteve como professora vistante em diferentes universidades estrangeiras, entre elas, Universidade de Lisboa (Portugal), École Normal Superieur (Lyon, França), Universidad de Buenos Aires e Universidad Nacional de San Luis, Argentina, Universidad de Vic (Espanha), Université de l'État du Haiti e outras. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho "Educación, politica y movimientos sociales" (2006-2009) e membro do Comitê Diretivo do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais - CLACSO (2012-2014). Vice-presidente (2005-2009) e Presidente (2009/2013) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).Membro da coordenação geral da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (RedEstrado). Coordenadora da International Research Networks (IRNS/WERA) Education Policies and the Restructuring of the Educational Profession Facing the Challenges of Globalization. Co-Chair da Sessão de Educação da Latin American Studies Association (LASA). Autora e co-autora de vários livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, desenvolve estudos e pesquisas com ênfase em Política públicas em educação, gestão escolar e trabalho docente na América Latina. Pesquisadora PQ 1A do CNPq.

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Vice-coordenadora: Adriana Maria Cancella Duarte

Professora Associada do Departamento de Administração Escolar - Faculdade de Educação - UFMG. Atual Editora da Educação em Revista, periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG. Vice-coordenadora do Grupo de Estudos: Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/FAE/UFMG), filiado à Rede Latino-Americana de Estudos sobre o Trabalho Docente - Rede Estrado (CLACSO). Coordenadora do Programa de Doutorado Latino Americano em Educação do PPGE - FAE - UFMG (2011-2013). Estágio pós-doutoral: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana - UERJ (2007-2008); Programa de Pós-Graduação em Educação - Unicamp (2015), Programa de Pós-Graduação em Educação - Puc Minas (2015). Doutora em Educação - UFMG (2002). Mestre em Serviço Social - Puc/São Paulo (1989). Estudos e pesquisas nas áreas de política educacional e trabalho docente (ênfase nas temáticas das reformas e novas regulações educacionais, gestão dos sistemas públicos de educação e das escolas).

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Professores

Álvaro Moreira Hypólito

Álvaro Moreira Hypolito concluiu o Doutorado (PhD) em Curriculum and Instruction - University of Wisconsin - Madison em 2004. É Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas. Publicou 34 artigos em periódicos especializados e 34 trabalhos em Anais de eventos. Possui 21 capítulos de livros e 11 livros publicados como autor e/ou editor. Possui vários itens de produção técnica. Participou de eventos no exterior e no Brasil. Orientou 8 trabalhos de iniciação científica e 12 trabalhos de conclusão de curso de especialização e de graduação nas áreas de Educação e Economia Doméstica. Recebeu 2 prêmios e/ou homenagens. Orientou sete trabalhos de dissertação de mestrado e orienta 5 teses de doutorado, uma como co-orientador. Participou de vários projetos de pesquisa, sendo que coordenou vários destes. Atualmente participa de 3 projetos de pesquisa. Atua na área de educação, com ênfase em estudos sobre Trabalho Docente, Currículo; e Gestão Educacional. Em suas atividades profissionais interagiu com 44 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Trabalho Docente, Currículo, Formação de Professores, Reestruturação Curricular, Profissionalismo, Teoria Crítica, Educação, Gênero, Globalização e Identidade.

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Cláudia Starling Bosco

Professora Adjunta de Didática e do Programa de Pós-Graduação PROMESTRE (Mestrado Profissional em Educação) na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-doutorado pelo programa PNPD/CAPES-UFMG. Doutora em Educação (FaE/UFMG), com estágio sanduíche na Ohio State University (EUA/2013-2014 - CAPES). Mestre em Educação (FAE/UFMG). Especialista em Educação Ênfase na Ação Pedagógica (CEPEMG) e em Alfabetização (PUC/MG). Graduada em Pedagogia (UFMG). Na área profissional, experiência na Direção Acadêmico-Pedagógica e na Docência no Ensino Superior, Coordenação e Docência na Educação Básica. Envolvida em pesquisas sobre formação de professor (Educação Básica e Ensino Superior). Participante do GESTRADO/UFMG (Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente) e do grupo de pesquisa Didaktikè (FaE/UFMG) Clique aqui para acessar o currículo Lattes.

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Danielle Cireno Fernandes

Professora Associada do Departamento de Sociologia da UFGM. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1991) e Ph.D. Sociology - University of Wisconsin - Madison (1999). Editora da Revista Teoria e Sociedade. Membro do grupo de trabalho - Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales ? CLACSO. Membro da Sociedade Brasileira de Sociologia onde atualmente é a coordenadora do GT Desigualdades e Estratificação: analisando sociedades em mudança. Líder de dois Grupos de Pesquisa do CNPq: Observatório da Política Social e Grupo Interdisciplinar de Metodologias em Avaliação de Políticas Públicas ? GIMAPP. Coordenadora do Centro de Capacitação e Pesquisa em Programas Sociais ? CECAPS/UFMG. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Desigualdade Racial, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdade racial, desigualdade social, desigualdade educacional, capital humano e estrutura ocupacional. Coordenou e coordena vários projetos de pesquisa dentre eles o com apoio do CNPq e FAPEMIG, detre eles: Transmissibilidade Intergeracional, Pobreza e Desigualdade Racial: uma Análise Quantitativa. Educação Superior e Mercado de Trabalho: avaliando origens e destinos dos egressos da UFMG.

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Eliza Bartolozzi Ferreira

Possui graduação em História, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutoramento na École Normale Supérieure de Lyon/França. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação em Educação; é orientadora do mestrado e doutorado. Coordenadora Geral do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NEPEUFES). Foi Secretária adjunta da ANPEd (gestão 2009-2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional; gestão escolar; trabalho docente; ensino médio e educação profissional; política e planejamento educacional.

Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão e Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: polîtica educacional, trabalho docente, e educação do campo. Em 2011 concluiu uma residência pós doutoral na Université de Montreal, onde desenvolveu pesquisa sobre a evolução do campo da adaptação escolar no Québec. Atualmente realiza sua segunda residência pós doutoral no Gestrado - Grupo de estudos sobre política educacional e trabalho docente, na FaE/UFMG, onde se dedica à pesquisa "O trabalho docente na educação básica no Brasil". Doutor em Políticas Pública e Formação Humana pelo PPFH/ UERJ (2009), concluiu o mestrado em Educação na UFMG (2003), onde pesquisou efeitos das reformas educacionais sobre a saúde docente, mais especificamente, a saúde vocal. Possui graduação em Fonoaudiologia (FAMIH, 1999) e Bacharelado em Psicologia (UFMG, 2000).

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Lívia Maria Fraga Vieira

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Ciências da Educação - Université René Descartes - Paris V (2007). Atualmente é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade. Tem experiência de trabalho e pesquisa na área de Educação Básica, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, políticas públicas e história da educação infantil, trabalho docente e formação de professores. Integra, como pesquisadora, o Grupo de Pesquisas sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil - NEPEI, ambos da UFMG. Coordenadora do Doutorado Latino-americano em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação-UFMG (desde agosto de 2015).

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Savana Diniz Gomes Melo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG). Vice coordenadora da linha de pesquisa Políticas Públicas e Educação: Concepção, Implementação e Avaliação. Sub-Chefe do Departamento de Administração Escolar da FAE/UFMG. Pós-doutora com vínculo na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de La Coruña, Galícia, Espanha (2014). Doutora em Educação (2009) e Mestre em Educação (2002), ambos na Linha de Pesquisa Políticas Públicas, na FAE/UFMG. Graduada em Serviço Social (PUC-MG). Realizou estágio doutoral na Universidade de San Martin, em Buenos Aires, Argentina (2007). Servidora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) de 1984 a 2009. Leciona as disciplinas Política Educacional; Trabalho Docente e Relações de Trabalho nos Sistemas de Ensino; ambas na graduação (Pedagogia e Licenciaturas) e Capitalismo Contemporâneo, Educação e Tecnologia no Brasil, na pós-graduação. Integra o Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/FAE/UFMG) desde 2002 e coordena o Grupo de Estudos sobre a Universidade (UNIVERSITÁTIS/FAE/UFMG). É membro da Rede Universitas/BR, da Rede Latinoamericana de Estudos sobre Trabalho Docente (REDE ESTRADO), e da Direção Colegiada da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação (REDE ASTE). Possui estudos e publicações na área de educação, com ênfase em temas como Políticas Públicas em Educação, Reforma do Estado, Conflitividade Educacional, Ensino Médio e Educação Profissional, Educação Superior, Trabalho, Resistência e Organização Político Sindical Docente.

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Demais Pesquisadores

Alexandre William Barbosa Duarte

Bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorando do Programa de Pós-graduação em educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Assistente de pesquisa do Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/UFMG). Membro integrante do Grupo de Trabalho do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso) "Políticas educativas y derecho a la educación". Membro integrante da International Research Networks (IRNS/WERA) Education Policies and the Restructuring of the Educational Profession Facing the Challenges of Globalization. Bolsista de doutorado da CAPES.

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Ana Maria Alves Saraiva

Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (2016-2017). Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO). Licenciada em Educação Física (1988). Mestre em Educação (2009) e Doutora em Educação (2015) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Educação Básica nas Redes Estadual de Minas Gerais e Municipal de Contagem (2000 -2014). Analista de Políticas Públicas da Prefeitura de Belo Horizonte. Bolsista do CNPq de estágio doutoral na École Normale Supérieure de Lyon/ França (2014).

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Ana Maria Clementino

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG da área de Políticas Públicas e Educação. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FaE/UFMG. Graduada em Pedagogia pela UFMG. Membro do Grupo de Estudos sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente - GESTRADO/FAE/UFMG. Membro da coordenação da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente - Rede Estrado/Brasil. Integrante da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente - Rede Estrado. Secretária da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (2010-2013). Membro integrante do Grupo de Trabalho do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso) "Políticas educativas y derecho a la educación". Bolsista de Doutorado da CAPES.

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Bárbara de Oliveira

Licencianda do curso de Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora da rede estadual de educação básica na disciplina de Sociologia. Participante do GESTRADO/UFMG (Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente) e da pesquisa: Recém-doutores, agora professores novatos: o processo de inserção na carreira docente no Ensino Superior nas modalidades presencial e a distância na Faculdade de Educação/UFMG. Foi integrante do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ) de 2013 a 2016, na Faculdade de Educação. Participou do Grupo Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitora, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Realizou intercâmbio acadêmico no curso de Sociologia na Universidade do Algarve, em Portugal, no segundo semestre de 2016 e primeiro semestre de 2017.

Betânia Duarte Guimarães

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, Didática do Ensino Superior e Trabalho Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, educação e saúde, formação profissional, certificação de competências, políticas públicas, trabalho docente.

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Camila Benevenuto

Aluna do Doutorado pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação (FAE) da UFMG, na linha de Políticas Públicas em Educação: Concepção, Implementação e Avaliação. Mestre pela FAE/UFMG. Graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Atuou como Professora Formadora do curso a distância: Docência na Educação Integral, destinado a professores da Rede Estadual de Minas Gerais. Já atuou como tutora em cursos de extensão, participa como integrante do GESTRADO(Grupo de Estudos Sobre Politica Educacional e Trabalho Docente).

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Carlos Alexandre Soares da Silva

Mestrando em Politica Educacional FaE/UFMG, bacharel e licenciado em Ciencias Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente trabalha como assistente de pesquisa no Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Faculdade de Educação da UFMG (GESTRADO/ FaE-UFMG). Tem experiência em metodologias quantitativas e qualitativas. Trabalhou como professor de sociologia na Rede Estadual de Minas Gerais. Áreas de interesse: Educação, Trabalho Docente, Politicas Educacionais, Estratificação e Mobilidade Social, reestruturação produtiva, mercado de trabalho e jovens.

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Cibelle de Souza Braga

Mestranda em Educação no Programa de Pós Graduação da FaE/UFMG na linha de pesquisa "Políticas Públicas de Educação: Concepção, Implementação e Avaliação". Professora da Educação Infantil em Contagem/MG. Assessora Pedagógica da Educação Infantil na Secretaria de Educação de Contagem de outubro de 2009 até dezembro de 2012. Tutora da Educação à Distância no curso Disseminadores de Educação Fiscal da ESAF no segundo semestre de 2011 e segundo semestre de 2013. Professora da Educação Infantil e 1o. Ciclo de Contagem/MG de 2005 até 2009. Supervisora Pedagógica na rede estadual de 2002 até julho de 2005. Professora da Educação Infantil na rede privada em 2001.

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Danilo Marques

Licenciado em Geografia pela UFMG e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais

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Edmilson Antonio Pereira Junior

Bolsista de pós-doutorado (PNPD/CAPES) na Faculdade de Educação da UFMG. Possui graduação em Estatística (2003), especialização em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (2008), mestrado em Sociologia (2013) e doutorado em Educação (2017), todos realizados na UFMG. No setor público, coordenou o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ouvidoria de Polícia e foi diretor de Avaliação do Sistema de Defesa Social do Estado de Minas Gerais, desenvolvendo e gerenciando diagnósticos e pesquisas quantitativas e qualitativas. Atuou como docente em cursos de análise de dados e utilização de softwares estatísticos. É estatístico do Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado) e conselheiro do Conselho Regional de Estatística - 6ª Região (CONRE-6).

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Edna Martins Borges

Graduada em História pela UFMG (1983), Especialização em Gestão Escolar, Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo/Fundação João Pinheiro (2002), Estágio Científico Avançado na Universidade do Minho (Doutorado Sanduíche, 2015), Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2016) e integra o Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/FaE/UFMG). Tem experiência em gestão educacional, avaliação externa e formação docente. Secretária Municipal Adjunta de Educação de Belo Horizonte (a partir de janeiro de 2017). Presidente do Fórum Permanente de Educação de Belo Horizonte (desde junho de 2017). Ocupou o cargo de Coordenadora-Geral do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Membro da Comissão Executiva de organização da Conferência Nacional de Educação. Assessora Institucional da Escola de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação  MAGISTRA da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (2012-2013) e consultora pedagógica de escolas privadas.

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Erivane Rocha Ribeiro

Doutora em Educação pela FaE/UFMG (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais) e integra o Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO). Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais). Especialista em Educação Tecnológica também pelo CEFET-MG. Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva (1995). Atualmente é docente do Centro Universitário Newton, atuei como Coordenadora da Clínica Escola de Psicologia por aproximadamente três anos, participei da Iniciação Cientifica com a pesquisa: Jovens Envolvidos com a criminalidade: trajetórias e saídas possíveis, integrei a equipe Célula de Inovação para Educação, participo do CEP (Conselho de Ética e Pesquisa) como membro relatora, indicada pela instituição. Atuei em curso de Pós-graduação em Gestão de Pessoas na FATEC-SENAI-Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/MG do Sistema FIEMG e consultora na empresa Óptica Renascer. Participei como bolsista do Programa Escola Integrada na UFMG pela Secretaria Municipal de Educação-SMED. Experiência na área da Educação, com ênfase em educação superior, em educação profissional, ministrando entre outras as seguintes disciplinas: Empreendedorismo e projetos empresariais, Gestão de pessoas, negociação, jogos empresariais, psicologia de grupos e relações humanas, didática, administração de vendas e gestão de qualidade.

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Francely Priscila Costa e Silva

Possui graduação em Ciências Sociais (Licenciatura, 2013; Bacharelado, 2014) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência em: - pesquisa educacional, com ênfase em avaliação de sistemas educacionais, análise de itens e trabalho docente; - pesquisa de mercado, opinião pública e pesquisa quantitativa com dados em grande escala com o uso de software (SPSS) e técnicas de análise; - manipulação de dados estatísticos educacionais; - experiência em programas de manipulação de dados (SPSS), de contagem de palavras (TestStat), de geoprocessamento (Mapinfo e ArcGis), de cadastro de referências bibliográficas (EndNote) e de análise de observações, grupos focais, entrevistas (N-Vivo). É membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado/FaE/UFMG).

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Francilene Macedo Rocha

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG), na linha de Políticas Públicas em Educação: Concepção, Implementação e Avaliação. Mestre em Educação (2017) pela FAE/UFMG. Graduada em Pedagogia com formação complementar em Administração de Sistemas e Instituições de Ensino (FAE/UFMG). Atuou como Monitora de Graduação do Departamento de Administração Escolar nas disciplinas de Política Educacional e Trabalho Docente e Relações de Trabalho nos Sistemas de Ensino. Integrante do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO/FaE/UFMG e do Grupo de Pesquisa UNIVERSITÁTIS/FaE/UFMG.Empreende estudos nos seguintes temas: Ensino Médio, Educação Superior, Trabalho Docente, Sindicalismo Docente, Carreira e Remuneração Docente. Atualmente atua como Professora da Educação Infantil na Prefeitura de Belo Horizonte. Atuação na Coordenação Pedagógica de Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) no período de 2015 a 2016.

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Heloisa Silva de Oliveira Gomes

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Atualmente é tutora no grupo de estudos afirmação na pós da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: empoderamento, fanzine e feminismo. Bolsista de Mestrado do CNPq.

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Hugo Arantes Maciel Costa

Aluno do curso de pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e bolsista de iniciação cientifica do grupo Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente - Gestrado. Este vinculado à rede latino-americana de estudos sobre trabalho docente (Red Estrado).

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Isabela Froes Righi

Possui ensino médio completo pelo Colégio Batista Mineiro(2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atualmente, é bolsista de iniciação científica CNPq do Grupo de Estudos sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente – GESTRADO.

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Jacqueline Moreno Theodoro Silva

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais(1986), especialização em Gerência e Teconologia da Qualidade pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais(1993), mestrado em Tecnologia/Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais(2001) e curso-tecnico-profissionalizante em Magistério de 1o Grau pelo Governo do Estado de Minas Gerais(1985). Atualmente é Pedagoga - Servidora técnico-administrativa do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais e Membro de corpo editorial do Trabalho & Educação (UFMG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas:trabalho coletivo, Instituições Federais de Educação Tecnológica, relações sociais de tipo novo, relações sociais, Sistema Nacional de Educação Tecnológica e Reforma da Educação Profissional.

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Juliana Brito de Souza

Realizou pós-doutorado no Grupo de Estudos sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente da FaE/UFMG através do PNPD/CAPES. Mestre e doutora em educação pela Faculdade de Educação da UFMG, onde defendeu a tese "A Expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia: nova face da educação profissional e tecnológica", selecionada para apresentação na 35.ª reunião da ANPED. Membro da Red Estrado e do GT 11 da ANPED. Especialista em criminologia pela Academia de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e em Direito pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas - Campus São João del Rei. Em sua experiência profissional, destacam-se: a atuação como coordenadora pedagógica na Faculdade Presidente Antônio Carlos de Lagoa Santa (UNIPAC) por mais de dez anos, a coordenação de trabalhos no Seminário "Políticas educativas para América Latina: praxis docente y transformación social" na Universidad de Chile e a participação como professora pesquisadora no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil. No ano de 2015, participou de Programa de Estudos nos Estados Unidos com financiamento do governo norte-americano, quando realizou curso sobre o Pensamento Político na Universidade de Massachusetts. Participou de programas educacionais nas Universidades de Connecticut, Harvard, Shepherd, Shippensburg, Yale e Virginia.

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Juliana de Fátima Souza

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Especialista em Gestão da Responsabilidade Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado/UFMG). Membro da INR/WERA (International Research Network of World Education Research Association) cujo tema de estudos é "Education policies and the restructuring of the educational profession facing the challenges of globalization". Membro do Grupo de Trabalho do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso) sobre Política Educativa e Direito à Educação. Interesse em políticas educacionais, com experiência nos temas da gestão da educação básica, profissão docente, gestão da educação superior, internacionalização da educação superior.

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Lídia Campos Gomes Boy

É mestre em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG na linha de Políticas Públicas: Concepção, Implementação e Avaliação (2011). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atuou como professora municipal e coordenadora pedagógica na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. É atualmente membro e pesquisadora no Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) filiado a Rede Estrado (REDE LATINO-AMERICANA DE ESTUDOS SOBRE TRABALHO DOCENTE).

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Lucas Felicetti Rezende

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com período de intercâmbio acadêmico em Relações Internacionais (2015) na Universidade de Lisboa, Portugal (ULisboa/ISCSP). Tem trabalhos nas áreas da Sociologia do Consumo e Migrações internacionais. O interesse principal de pesquisa volta-se para a temática dos migrantes LGBT, migrantes refugiados e deslocados forçados por perseguições quanto a orientação sexual e identidade de gênero. Tem experiências de pesquisa enquanto bolsista de iniciação científica nas temáticas de Judicialização da Política (UFMG) e Arranjo Federativo e Políticas de Saúde comparadas (UFMG), enquanto estagiário na construção de Planos Diretores Municipais (FJP-MG/CEPP) e, enquanto membro coordenador de Empresa Júnior (MEIOS/UFMG), tem experiência em administração empresarial e criação, coleta e tratamento de dados em surveys.

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Luciana Cristina Nogueira Honorio Rodrigues

Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação - UFMG (2016), na linha de Políticas Públicas em Educação: concepção, implementação e avaliação. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação - UFMG (2012). Atualmente é Professora Municipal de Santa Luzia - MG e Professora da Rede Estadual de Minas Gerais (REEMG); membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO/Faculdade de Educação/UFMG desde 2009 e membro do Grupo de Estudos sobre a Universidade (UNIVERSITÁTIS/FAE/UFMG) desde 2015.

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Luiz Fernando da Silva

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FAE/UFMG, Sublinha Políticas Públicas. Mestre em Educação pela FAE/UFMG, com a dissertação Grupos Comunitários nos Colegiados Escolares: entre o instituído e o realizado. A experiência de duas escolas públicas municipais de Belo Horizonte. Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) da FAE/UFMG. Professor da Educação Básica da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte desde 1994, com experiência em coordenação pedagógica, direção escolar e docência em Educação de Jovens e Adultos. Graduado em Pedagogia (FAE/UFMG/2006) e Filosofia (PUC/MG/1989).

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Magna Patrícia de Paula

Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG, na linha de Políticas Públicas e Educação e Graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Atualmente atua como professora efetiva no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Já foi servidora na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte - SMED, atuou como bolsista de Apoio Técnico e Iniciação Científica e como Auxiliar de Pesquisa na Faculdade de Educação - UFMG, no Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO. Tem experiência em trabalhos envolvendo professores da educação básica, em pesquisas relacionadas à realidade dos trabalhadores docentes e às políticas educacionais, além de ter participado de projetos sociais e diálogos com comunidades carentes.

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Maíra Lana Kascher Santos

Bacharel em ciências sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente cursando licenciatura em ciências sociais pela mesma universidade. Possui experiência em ciência política, atuando principalmente nos seguintes temas: accountability, accountability societal e corrupção.

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Maria Helena Oliveira Gonçalves Augusto

Pós-doutorado em Educação pelo CNPq na Faculdade de Educação da UFMG de 2012 a 2013. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG, em Políticas Públicas e Educação, concluído em novembro de 2010. Pedagoga formada pela UFMG em 1968 e Mestrado em Educação na UFMG em 2004. Estágio doutoral na Université de Montréal, Canadá no Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante - CRIFPE/UM. Integra o Grupo de Pesquisa sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente (Gestrado) da FAE/UFMG. Atua como pesquisadora sobre as políticas públicas da Educação Básica, destacando-se os seguintes temas: a regulação educacional e a obrigação de resultados, a gestão educacional e as condições de trabalho docente.

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Matheus Carvalho Silva Dias

Possui ensino médio completo pelo Instituto LACOAN (2011). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional. Atualmente, é bolsista de iniciação científica CNPq do Grupo de Estudos sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente – GESTRADO.

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Mércia de Figueiredo Pinto Noronha

Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais (1993). Especialista em Psicopedagogia pela UEMG/CEPEMG (2001) e em Gestão de Políticas Sociais pela PUC/MG (2004). Mestre em Educação pela FaE/UFMG (2009) e Doutora pela mesma Instituição (2014). Professora da Rede Municipal de Belo Horizonte desde 1992. Atuou no Centro de Educação Infantil (CEI) e na Gerência de Coordenação da Educação Infantil (GCEDI) da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Atualmente faz parte da equipe técnica da Gerência de Autorização e Funcionamento da Educação Infantil (GAFIN). Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente - GESTRADO e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Infância e Educação Infantil - NEPEI, ambos da UFMG.

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Michel Almada de Castro Boaventura

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), atuando principalmente nos seguintes temas: banco de dados e mineração de dados.

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Naiane Alves de Almeida

Mestranda em Educação e Docência - linha de pesquisa Trabalho e Educação - pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (ProMestre nota 4 na CAPES), especialização em Políticas Públicas também pela UFMG (2014) e graduação em Jornalismo e Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG (respectivamente 2009 e 2011), durante sua formação acadêmica na PUC/MG, estagiou no Sindicato dos Servidores do Judiciário e, desde então, tem se dedicado à pesquisa acerca das variáveis que incidem sobre o processo de negociação coletiva, relevante instrumento para quem atua com Movimentos Sindicais. Seu interesse pelos movimentos sindicais, sociais e gestão governamental no processo de efetivação de direitos dos trabalhadores tornou-se mais intenso, quando, em 2012, iniciou a especialização em Políticas Públicas pela UFMG. Ao final do curso de especialização, tendo em vista seu trabalho enquanto assessora de imprensa no movimento sindical da Polícia Civil de Minas Gerais, apresentou o estudo de caso "Projeto de Lei Complementar PLC 23/2012 - que versa sobre a nova Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais: análise da atuação do movimento sindical da Polícia Civil sob a perspectiva da negociação coletiva no setor público. Desde 2009, atua como assessora de imprensa e comunicação em Sindicatos e Associações de Minas Gerais. Entre 2010 e 2017, atuou no movimento sindical da Polícia Civil,  como jornalista da Associação dos Delegados da Polícia Civil de Minas Gerais - Adepolc e assessora de imprensa do Sindicato dos Peritos Criminais de Minas Gerais - Sindpecri). Também em 2017, assumiu o setor de comunicação do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de Minas Gerais (Sintest-MG). Atualmente, é Bolsista de Apoio Técnico CNPq do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente – Gestrado, vinculado rede latino-americana de estudos sobre trabalho docente – Red Estrado.

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Neide Elisa Portes dos Santos

Doutora em Educação na Linha de Políticas Públicas e Educação (2014) e Mestre em educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2003) na linha de pesquisa Política, Trabalho e Formação Humana; graduada em Pedagogia pela mesma instituição (2000). Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: competência; qualificação; certificação profissional; políticas públicas; pedagogia empresarial e trabalho docente. É pesquisadora no Gestrado ? Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da FAE/UFMG e do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Formação Docente e Discurso Pedagógico da FAE/UEMG. É pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos sobre Conhecimento e Educação da FAE/UEMG.

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Pauliane Romano Cirilo

Doutoranda do PPGE FaE/UFMG. Mestre em Educação pela FaE/UFMG (2010-2012), cujo tema de pesquisa foi: As políticas de valorização docente no estado de Minas Gerais, sob orientação da Profa. Dalila Andrade Oliveira e Co-orientação da Profa. Savana Diniz Gomes Melo. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq (2006-2009) , na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente com os temas Gestão Escolar e Trabalho Docente. Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO/UFMG e Universitátis/UFMG. Interesses:Educação; política educacional; gestão da educação; docência universitária; ensino superior.

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Sâmara Carla Lopes Guerra de Araújo

Sâmara Carla Lopes Guerra de Araújo é doutoranda em educação pelo PPGE/UFMG. Graduada em Pedagogia pela UFMG (2001), especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2004) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atua na área de Educação, com ênfase em Política Educacional. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes são: Trabalho Docente, Gestão Educacional, Política Educacional e Educação Básica.

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Samilla Nayara dos Santos Pinto

Possui graduação em Pedagogia, com formação complementar em Educação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 2016, iniciou o mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação: Conhecimento e Inclusão Social, da UFMG. Integra o Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/FaE/UFMG), desde o ano de 2013, e o Grupo de Pesquisa Universitatis (FaE/UFMG), desde novembro de 2015. Atua em estudos nas seguintes temáticas: Ensino Médio, Trabalho Docente, Valorização do Magistério e Sindicalismo Docente. Em 2017 iniciou como professora na Rede Municipal de Belo Horizonte.

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Sandro Coelho Costa

Doutor em Educação pela UFMG, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP e em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG Campus Congonhas, professor de Geografia na rede estadual de Minas Gerais e do Colégio Nossa Senhora da Piedade, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia, Educação Profissional, pesquisa em educação, educação infantil, educação à distância, políticas públicas, financiamento da educação, pacto federativo.

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Silvia Cristina Yannoulas

Possui graduação em Ciências da Educação pela Universidade de Buenos Aires (UBA), mestrado em Ciências Sociais com área de concentração em Educação pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais Sede Acadêmica Argentina (FLACSO/Argentina), doutorado em Sociologia com área de concentração em Sociologia da América Latina e Caribe pelo Programa de Doutorado Conjunto FLACSO/Brasil - Universidade de Brasília (UnB), e Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG). Professora Associada II do Departamento de Serviço Social e Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Política Social da Universidade de Brasília-Brasil (PPGPS/SER/UnB). Foi coordenadora do PPGPS entre 2013 e 2015. Lidera o Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Discriminação (TEDis/SER/UnB), e participa dos Grupos Politiza/SER/UnB e Gestrado/FAE/UFMG. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher da UnB (Nepem/CEAM/UnB) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Social da mesma Universidade (Neppos/CEAM/UnB). Gestora de três Acordos de Cooperação da UnB com: Freie Universitat Berlin (Alemanha), Universidad de Buenos Aires (Argentina) e Universidad Nacional de Entre Ríos (Argentina). Representa o Nepem/UnB com caráter de suplente no Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal. Integra o Conselho Assessor do Programa Regional de Formação em Gênero e Políticas Públicas (PRIGEPP) da FLACSO/Argentina. Editora Chefa da Revista Ser Social, do PPGPS/UnB. Participa do comitê editorial das revistas científicas: Cuestión Urbana (Universidad de Buenos Aires, Argentina), Zona Franca (Universidade Nacional de Rosario, Argentina), e Feminismos (Universidade Federal da Bahia, Brasil). Membro de Associações Científicas: Abepss - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social Serviço Social (GTP ampliado: Relações de Exploração/Opressão de Gênero, Raça/Etnia, Geração, Sexualidades); Anped - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (GT 5: Estado e Política Educacional); e Redestrado - Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente. Tem atuação nas seguintes áreas: Política Educacional, Educação e Pobreza, Estudos de Gênero, Sociologia do Trabalho, Política Social.

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Sueli Machado Pereira de Oliveira

Doutora em Educação, Conhecimento e Inclusão Social pela UFMG; Mestre em Educação pela PUC Minas; Graduada em Pedagogia - Autarquia Municipal de Ensino de Poços de Caldas, com habilitação em Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar; Especialista em Fundamentos da Educação pela AMEPC; Especialista em Teorias e Práticas Atuais em Administração Educacional pela UNICAMP e Especialista no Ensino de Ciências - Informática Educativa pela UFMG. Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, campus de Pouso Alegre. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Aplicadas à Educação, Gestão Escolar, Planejamento Educacional e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nas seguintes áreas: tecnologias na educação, gestão e inspeção escolar, políticas públicas, educação escolar indígena, educação da infância e ensino fundamental de 9 anos. Membro dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) e Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Infância e Educação Infantil (NEPEI).

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Sulivan Ferreira de Souza

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação: Doutorado Latino Americano em Educação. Linha de Pesquisa: Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA), Linha de Pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Atualmente é Bolsista de Doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Profissão Docente - GESTRADO/UFMG. Membro do Grupo de Estudos Decolonialismo e Educação (UFMG). Membro do Grupo de Estudos Africanos e Pós-Coloniais (FAFICH/UFMG). Pesquisador do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (UEPA), foi Bolsista de Mestrado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (2015-2017). É representante discente do Colegiado PPG Educação - FAE/UFMG. Foi Membro do grupo de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas de Populações Quilombolas (Eduq). Foi Representante discente do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação/UEPA (2015-2017). É Associado à ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Licenciado Pleno em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2011/2014). Participou como Bolsista do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - Núcleo Pará (2011/2012), foi membro do Núcleo de Estudos e Extensão, Trilhas Investigativas e Práticas Sociais (NETRILHAS) no qual atuou como voluntário pelo Grupo de Trabalho : Estudos Sobre a Criança e o Adolescente (GECA/2011-2012), Participou do projeto UEPA nas Comunidades(2011-2012), Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia (2012-2014) , Diretor do Centro Acadêmico de Pedagogia-CAPE/UEPA (2012/2014), foi integrante voluntário da Equipe de Educação em Saúde - Secretaria Municipal de Saúde de Belém - SESMA/DEVS/PMB (2013/2014) Fora também Monitor Bolsista de Filosofia (Departamento de Filosofia e Ciências Sociais/DFCS/ CSSE) realizando atividades de ensino (Filosofia da Educação, Introdução à Filosofia) e de pesquisa nas áreas de Filosofia da Educação, Filosofia e Currículo (2013/2015). Participou do grupo de pesquisa Afetividade, Inteligência e Moralidade - (AFIM). Interesse de pesquisa nas áreas de: Educação Popular, Educação Latino-Americana, Filosofia da Educação, Currículo, Epistemologia Educacional, Interculturalidade, Decolonialidade e o Pensamento Educacional na América Latina. Orcid.org/0000-0003-3391-0265 (ORCiD - Open Researcher and Contributor ID).

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Tiago Antônio da Silva Jorge

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Especialização em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Mestrado em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Educação pela mesma instituição. Atualmente é Pós-doutorando pelo programa PNPD/CAPES e pesquisador colaborador da Faculdade de Educação - UFMG no Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, políticas públicas, qualificação profissional, redes sociais e inclusão social.

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