Dicionário - Verbetes

UNIVERSIDADE CUBANA

Autor: MARÍA TERESA MACHADO DURÁN

 

A Universidade Cubana, em qualidade de instituição cultural fundamental da nação, abrange como sua missão: preservar, desenvolver e promover a cultura da sociedade. Tais funções estão ao alcance de todos os cidadãos, sem distinção de raça, idade, nível econômico ou outra forma de segregação. São traços essenciais da Universidade Cubana: seu caráter científico, tecnológico, humanista; traços que têm uma expressão cabal no modelo de formação dos profissionais. Segundo P. Horruitiner (2006, p.8 et seq.), existem três qualidades que caracterizam essencialmente a Universidade Cubana, a saber: seu caráter científico, tecnológico e humanístico.

Caráter científico:As universidades cubanas vão se transformando gradualmente em centros de pesquisa onde professores e estudantes se vinculam a tarefas científicas como parte de sua tarefa cotidiana. A investigação científica está presente de maneira essencial em todos os currículos, desde os primeiros anos de estudo, e os estudantes, durante sua formação, defrontam-se com diferentes tarefas científicas, participam em diversos fóruns estudantis e fazem uma monografia que, em qualidade de avaliação de culminação de estudo, permite demonstrar, em uma pesquisa concreta, o domínio dos métodos da investigação científica. Todo estudante universitário cubano, antes da defesa de sua monografia de final de curso, já realizou e defendeu, ante bancas competentes, vários trabalhos científicos prévios, denominados trabalhos de curso. Os professores universitários, de modo sistemático, participam em tarefas de pesquisa como parte de seu trabalho acadêmico. Do mesmo modo que o exercício da docência, a investigação científica faz parte essencial do seu trabalho cotidiano, incorporados a diferentes projetos de pesquisa, que respondem a uma política científica coerente, baseada em prioridades e conduzida por Conselhos Científicos que avaliam periodicamente seus resultados como parte de um Sistema de Ciência e Inovação Tecnológica em escala nacional.

Caráter tecnológico. O desenvolvimento tecnológico constitui hoje um pilar fundamental do trabalho universitário em Cuba. Uma ampla rede de cursos com esse perfil responde às prioridades atuais – não apenas na esfera industrial, mas também na agropecuária e de serviços – garantindo a formação dos profissionais necessários para assegurar a introdução de novos avanços tecnológicos. Isso tem sido possível devido à estreita vinculação das universidades com empresas, indústrias, instalações produtivas e de serviços, a partir de convênios de colaboração para vincular essas instituições com as universidades em ações de mútuo benefício e nos quais participam ativamente os estudantes como parte de sua formação. Nos cursos com esses perfis, mais da terça parte do tempo total de estudos universitários transcorre nessas entidades, cumprindo diferentes tarefas laborais.

Caráter humanístico. A chave para sua compreensão está em uma concepção de universidade cuja visão da formação supera o instrutivo, o meramente cognitivo, e centra sua atenção fundamental no homem, no desenvolvimento pleno de sua personalidade; portanto, os aspectos significativos, conscientes, de compromisso social, tornam-se a principal prioridade. Também se consideram essenciais outros traços, tais como a formação de profissionais de amplo perfil sobre a base da estreita relação entre o educativo e o instrutivo, a vinculação do estudo com o trabalho, a atenção à formação contínua com ampla cobertura de pós-graduação, o caráter inovador e comprometido com seu povo e com seu tempo, a formação solidária e internacionalista dos seus graduados. Desse modo, são inerentes à Universidade Cubana atual sua presença em todo o território nacional em franca integração com a sociedade e o desenvolvimento da pesquisa e inovação tecnológica.

BIBLIOGRAFIA:

ÁLVAREZ DE ZAYAS, C. La universidad como institución cultural. Santiago de Cuba: Centro de Estudios de Educación Superior "Manuel F. Gran”, 1995.

CASTRO, F. Las ideas creadas y probadas por nuestro pueblo no podrán ser destruidas. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN SUPERIOR, 4, 2004, La Habana. Memorias “Universidad 2004”, La Habana: Ofic. Pub. del Consejo de Estado,  2004.

DÍAZ CANEL, M. La universidad por un mundo mejor. In: CONFERENCIA INAUGURAL UNIVERSIDAD 2010, 2010, La Habana. Memorias “Universidad 2010”. La Habana: Ofic. Pub. del Consejo de Estado, 2010.

HORRUITINER SILVA, Pedro. La universidad cubana: el modelo de formación. La Habana: Felix Varela, 2006.

CUBA. Ministerio de Educación Superior. Seminario Nacional a Dirigentes del Ministerio de Educación Superior (celebrado del 18 al 19 de junio de 2010). La Habana: Editorial Félix Varela, 2010.

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | L
M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V

Dica de pesquisa: no use acentos!



Verbetes Relacionados

----- A -----

----- B -----

----- C -----

----- D -----

----- E -----

----- A -----

----- A -----

----- E -----

----- F -----

----- G -----

----- H -----

----- I -----

----- J -----

----- L -----

----- M -----

----- N -----

----- O -----

----- P -----

----- R -----

----- S -----

----- T -----

----- U -----

----- V -----



gestradoufmg@gmail.com
TEL.: +55   31   3409.6372
 


AV. ANTÔNIO CARLOS, 6627
BELO HORIZONTE - MG - BRASIL
CEP: 31270-901
HOME
QUEM SOMOS
APRESENTAÇÃO
PESQUISADORES
PARCEIROS
CONTATO
PESQUISAS
PUBLICAÇÕES
ARTIGOS
LIVROS
TESES E DISSERTAÇÕES
OUTRAS PUBLICAÇÕES
NOTÍCIAS
EVENTOS
DICIONÁRIO
APRESENTAÇÃO
VERBETES
SOBRE OS AUTORES
AGRADECIMENTO
DEDICATÓRIA